Raruz 21 - Tucupi, tempero, ingrediente principal ou ainda base para pratos, .... Molho amarelo ouro extraído da raiz da mandioca selvagem ou brava, que após ser descascada, ralada é espremida, em seguida "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Depois levemente “fermentado” o que lhe concede um delicioso sabor. Inicialmente “venenoso” devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), então, usado como molho na culinária.
Raruz 21 , possui pratos maravilhosos nos quais utiliza o tucupi. Tem uma entrada que tem sido sucesso absoluto – Carpaccio amazônico (delicadíssimas fatias de filé mignon, ao molho de tucupi e jambú fresco) o acompanhamento desta entrada, a finíssima torrada, faz sucesso ao ponto de fazer um paralelo junto ao carpaccio.
Se você conhece vale a pena relembrar este sabor maravilhoso, e brindar sua memória gustativa, se ainda não teve a oportunidade, presentei seu paladar com este ingrediente bem brasileiro que já tem sido a menina dos olhos dos grandes chefs inclusive fora do Brasil.